Sorriso Falso

Quem nunca fez um sorriso falso que atire a primeira pedra! Pois, exato, já toda a gente fez não um mas vários sorrisos falsos. Eu pessoalmente não gosto de o fazer porque sou extremamente expressiva e "transparente" e toda a gente iria perceber que estou a ser falsa. Isto obriga-me a ser sempre uma pessoa honesta.. (estou a brincar, sou uma pessoa honesta porque faz parte de mim!!).

Há vários momentos que podem exigir um sorriso falso, vou apenas mencionar alguns. Aqui vão os momentos em que mais me sinto obrigada a fazer sorriso falso:

  • Quando encontras uma pessoa que não suportas e por uma questão de educação tens de sorrir para ela. É aquele sorriso que dura até deixarem de ter contacto visual e se transforma numa cara de "com tanta gente no mundo e tive de te ver a ti.."
  • Quando alguém te conta algo sobre a vida dela sobre a qual está a delirar mas para ti não tem qualquer interesse. O sorriso falso surge por uma questão de educação, para mostrar à pessoa que ficamos contentes por estar feliz.
  • Quando te oferecem uma coisa que nem entendes como foi possível uma pessoa te conhecendo bem ter achado que ias gostar. É aquele sorriso falso para agradecer, porque no fundo sabes que a intenção era boa, mas a desilusão supera essa boa intenção e tem de surgir o sorriso falso.
  • Quando estás num grupo de amigos, está lá aquela pessoa que tu tanto adoras e imaginas a ficar contigo para sempre, e alguém do grupo que pode até ser a própria pessoa começa a falar da vida dela com outra pessoa.. pessoa essa que não és tu! E nesse momento tens de agir com consciência e fingir que não te afeta. É nesse momento que ele vem.. aquele sorrisinho falso que não querias nada que viesse.
  • Quando, tal como no exemplo anterior, estás num grupo de amigos, está lá aquela pessoa que tu tanto adoras e imaginas a ficar contigo para sempre, e chega alguém (com as mesmas intenções do que tu) que começa, mesmo à tua frente, a tentar a sua sorte. Neste caso, ou porque esse alguém é amigo de alguém do grupo ou até porque não queres que o resto das pessoas percebam o que sentes, lá vem o sorriso falso, que no fundo, no interior do teu ser, rapidamente poderia evoluir para um estrangulamento! No entanto, ficas-te pelo sorriso falso.. Respira fundo..

E podia fazer uma lista infinita de situações em que são usados sorrisos falsos, mas não me quero alongar no assunto.

No fundo, o sorriso falso não é algo bom, mas tem de ser usado para não andarmos mal com toda a gente. Usar um sorriso falso com alguém não significa obrigatoriamente que não gostamos dessa pessoa, simplesmente naquele dia e naquela hora não era o momento oportuno para mostrar um sorriso verdadeiro. Isso pode depender de diversos factores, pode depender de termos acordado de mau humor, pode depender de naquele dia a pessoa em questão ter acordado especialmente chata.. depende de muitas coisas..

Concluindo, seremos nós capazes de distinguir um sorriso falso de um sorriso verdadeiro nas diversas situações da nossa vida?

Opiniões

Não foram encontrados comentários.

Novo comentário